top of page
Buscar
Foto do escritorMICHELI CRISTIANE

ATIVIDADE REFERENTE aos dias 20/07 A 24/07, 2 E.M A


PROFESSORA - MICHELI - DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE PARA A 2ª E.M A - REFERENTE A SEMANA DO DIA 20/07/2020

ATIVIDADE VÁLIDA PARA O 2º BIMESTRE

Unidade Temática 2: Corpo saúde e beleza – efeitos fisiológicos, morfológicos e psicossociais do treinamento físico.

Objeto de conhecimento: Exercícios resistidos (musculação) benefícios e riscos à saúde as várias faixas etárias

Habilidade: Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre o sistema .

Registros históricos apresentam indícios de que a realização de exercícios contra resistência (carga), objetivando o fortalecimento muscular, já era prática entre os antigos povos assírios e babilônicos, bem como na Antiguidade grega, com propósitos estéticos e de ganho de força.

Podemos conceituar a musculação, de modo amplo, como a prática de exercícios contra resistência e concluir, consequentemente, que uma parcela considerável dos movimentos realizados em nosso dia a dia constitui-se em exercícios de musculação. Lambert (1990), por sua vez, destaca a musculação como o conjunto dos processos e meios que levam ao aumento e ao aperfeiçoamento da força muscular, associada ou não a outra capacidade física.

A prática corporal conhecida hoje como musculação ou exercício resistido acompanhou a evolução dos métodos de treinamento, em especial aqueles relacionados às alterações sobre a estrutura musculoarticular, e é regida, além dos princípios mais gerais do treinamento físico-desportivo, por princípios específicos, quais sejam:

PRINCÍPIOS DA ESTRUTURAÇÃO DA SÉRIE DE EXERCÍCIOS: os grandes grupamentos musculares devem ser exercitados anteriormente aos pequenos, devido à tendência desses pequenos grupamentos chegarem à fadiga antes dos grandes quando submetidos a cargas proporcionais. No caso dos iniciantes, as séries de exercícios devem alternar os segmentos corporais requisitados durante a realização dos exercícios, visando retardar a fadiga muscular.

PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE DO MOVIMENTO: relaciona-se à utilização da musculação na preparação física para a prática esportiva. Ao transportar o gesto esportivo para o exercício com pesos, devem-se considerar: (1) observação do movimento a ser realizado; (2) análise dos ângulos e músculos envolvidos; (3) tipo de contração executada; e (4) montagem do programa de acordo com as capacidades físicas que se pretende treinar, bem como seus parâmetros de desenvolvimento.

PRINCÍPIOS DA SOBRECARGA: diz respeito à gradação adequada dos fatores do treinamento (intensidade e volume), de modo a estimular o aumento das capacidades funcionais do organismo. Ou seja, significa obedecer à progressividade da carga de trabalho a partir do volume e da intensidade do programa, objetivando o alcance de novos níveis de adaptações morfofisiológicas não alcançados com a utilização de cargas constantes. A progressividade da carga deve considerar a individualidade do praticante quanto à sua condição de iniciante ou atleta, e à sua capacidade de adaptação a novos estímulos. Em linhas gerais, o volume e a intensidade no início de qualquer programa devem ser baixos, aumentados com a evolução da condição física de cada pessoa, tendo-se, entretanto, a consciência da impossibilidade de aumento infinito da carga de trabalho, estando os atletas mais próximos dos limites máximos.

Intensidade é o grau de esforço momentâneo necessário à realização de um exercício traduzido pela quantidade de energia utilizada em sua execução, representado pelo peso (quilagem) em cada série e pela duração dos intervalos entre as séries.

Volume é a quantidade de trabalho realizado, representado peal duração e pela frequência das sessões.

Mesmo que você ainda não pratique nenhuma atividade física regular, já deve ter ouvido sobre os benefícios promovidos pela prática de exercícios, atualmente considerado um importante fator para a melhoria da qualidade de vida. Mas, par a que possamos aproveitar ao máximo tais benefícios, essa prática deve ser sistematizada e gradativamente modificada. Quando uma prática é desenvolvida em determinado período e provoca modificações no organismo, com o objetivo de melhorar o rendimento, ela recebe o nome de Treinamento.


Atividade 1 – Conhecendo sobre o Treinamento Físico

No tema anterior, estudamos sobre as Adaptações no Treinamento Físico. Agora, vamos refletir sobre a situação a seguir: duas pessoas do mesmo sexo e idade realizando o mesmo Treinamento Físico (número de série, repetições e carga), elas terão os mesmos resultados? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA

Caderno do Professor – 2ª Série – Ensino Médio – Volume 1 – Educação Física – 2014/2017 – Páginas: 67

SP FAZ ESCOLA – Caderno do Aluno – 2ª Série – Ensino Médio – 2º Bimestre – Página 136

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page