top of page
Buscar
Foto do escritorMICHELI CRISTIANE

ATIVIDADE REFERENTE aos dias 15/06 a 19/06, 7 ANO B/C


7 ANOS B/C

Atividades de Educação Física

Unidade Temática: Dança

Objeto do Conhecimento: Danças Urbanas

Data: Atividade do dia 15 a 19/06/2020

· 18 de Junho de 2020 - Quinta-Feira - 09:45 da Manhã

Atividade 02:

SE ELA (ELE) DANÇA EU DANÇO!

Nesta atividade será possível que você experimente e recrie alguns gestos característicos das Danças urbanas.

DICAS: Aumente o som para sentir cada batida da música; utilize roupas que o deixem à vontade (como roupas e calçados confortáveis); faça o alongamento inicial; procure relaxar e não ficar tenso; fique de pé com as pernas afastadas umas das outras na largura dos ombros; mantenha os braços ao lado do corpo; saiba mexer os quadris. No hip hop os quadris são responsáveis por diversos gestos. Para a prática corporal será necessário sua criatividade e improviso! Sua participação e envolvimento também serão muito importantes. Serão realizados movimentos e gestos característicos das danças urbanas, utilizando o espaço e ritmo todo o tempo.

“Bora” experimentar? Após a experimentação de alguns passos básicos dos estilos de Street Dance, reflita com seus colegas a partir das perguntas a seguir:

• Qual foi ou quais foram suas sensações a respeito do ritmo da dança experimentada?

• Quais foram suas percepções acerca do espaço (tempo) durante a realização dos movimentos?

• Quais movimentos e gestos você teve mais facilidade e dificuldade em realizar? Por quê?

NO RITMO DO PASSINHO

A dança do Passinho foi criada nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Era praticada desde os anos 2000 em bailes funk, porém se manteve desconhecida por vários anos. Nesta época, já havia disputas informais entre favelas com os movimentos e gestos desta dança. Em 2008, após ampla divulgação na internet por meio de vídeos, a dança do passinho se popularizou no Rio. Já em São Paulo, sua popularização possui uma história peculiar, a partir de um MC que fez uma homenagem ao bairro do Jardim Romano – Zona Leste. Os passos foram criados por um morador do bairro e o MC fez um vídeo que viralizou.

Os passos continham movimentos do hip hop e tinham como obrigatoriedade colocar as “mãos no rosto”, como se estivessem com vergonha. Atualmente, existem diversas competições de batalhas do Passinho, inclusive na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, onde foi exibido por um grupo de dança.

Já o passinho popular é composto por sequência de rápidos movimentos com os pés, que são articulados por movimentos rápidos da cintura. Propõe movimentos de break e funk com ritmos tradicionais do Brasil, como o samba, frevo e até a capoeira. Normalmente não é realizado com coreografia pronta, e sim criatividade pura e improviso, de modo que não há um “jeito” certo ou errado de dançar.

Outra curiosidade é que o dançarino deve olhar fixamente para seus pés enquanto realiza os movimentos. Por meio da dança do passinho foi possível abrir espaço para mulheres e homens se destacarem juntos!

Após a leitura do texto e observação dos vídeos sugeridos, responda as questões abaixo:

• Você já conhecia a dança do Passinho? Antes de ler o texto havia um prejulgamento deste estilo? Qual?

• quais as diferenças e semelhanças da dança do Passinho com o Funk, ou com os outros estilos de Street Dance? Explique.

• A que grupos sociais a dança do Passinho pertence comumente? Justifique explicando os significados que a dança propiciou durante as discussões e leitura do texto.

Bons Estudos!!!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page