top of page
Buscar
Foto do escritorMICHELI CRISTIANE

ATIVIDADE REFERENTE 03 A 06 E 09 A 13 DE NOVEMBRO, 6 ANO B/C

PAUTA 6 ANOS B/C


– Prof.Micheli - EDUCAÇÃO FÍSICA 🏋️


✳️ CONTEÚDO: O UNIVERSO DOS JOGOS ELETRÔNICOS


✳️ ATIVIDADE: EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS


🎥 VÍDEOS: VEJA A EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS (1958 - 2020)


🎥 VÍDEOS: EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRONICOS


🎥 VÍDEOS: A Evolução dos Jogos Eletrônicos



➡️ TEXTO: Páginas 87 (caderno do aluno volume 4 parte 1)



Esse tipo de jogo é uma das formas de entretenimento mais populares do mundo. É considerado atualmente como uma das atividades mais comuns de lazer para as crianças, adolescentes e adultos. Pode ser jogado em computadores, tablets, consoles, celulares, máquinas de fliperama, entre outros. Os jogos eletrônicos fazem parte da vida das pessoas. Agora vamos explorar alguns conhecimentos sobre os jogos eletrônicos.





Jogos Eletrônicos


Introduzidos no mercado de entretenimento em 1971, os vídeos games se tornaram uma forte indústria mundial rivalizando a indústria do cinema como o modo de entretenimento mais rentável no mundo.


Em 1958, o primeiro jogo eletrônico intitulado “Tênis para dois” foi criado usando um osciloscópio e um computador analógico. Em 1961, Spacewar! foi programado para rodar em um DEC PDP-1, um computador que ocupava praticamente um quarto inteiro e tinha o processamento de 5 MHz. Spacewar! foi criado com o desafio de utilizar toda a capacidade do computador sendo interativo e divertido. O maior problema para a criação de um entretenimento digital na época era a viabilidade de venda, já que computadores pessoais não eram comuns.


Então em 1971 foram criadas 1500 máquinas de arcade operadas através de fichas com o jogo Spacewar! sem conseguir sucesso e popularidade por causa da dificuldade do jogo. Em 1972 foi criado Pong pela Atari, vendendo mais de 19000 máquinas com o jogo sendo considerado o primeiro sucesso comercialmente viável em videogames. Pong foi um jogo onde uma bolinha ia de um lado ao outro da tela, quicando em barras controladas pelos jogadores. Perdia aquele que não rebatesse a bolinha.


Foi então que a Magnavox criou o Odyssey em 1972, o primeiro console doméstico. Muitas pessoas compraram para ter o mais próximo possível de Pong no seu próprio lar. Em 1977 é lançado o Atari 2600, um console doméstico com cartuchos de jogos que começava a segunda geração dos vídeos games, se tornando rapidamente o mais popular da época. E em 1982 surgiu o primeiro computador para jogo, o Commodore 62 – Apple II.


Porém em 1983 aconteceu o “Crash norte americano de videogames”, que dentro de muitas causas, a supersaturação de jogos de baixa qualidade no mercado se destacou, sendo que a produção superou em muito o interesse do consumidor. Outro fator foi a concorrência de vendas com os computadores pessoais que tinham outras funções além da executar jogos.


Em 1985, o mercado retomou forças com o lançamento do Nintendo Entertainment System (NES), com o jogo Super Mario Bros que foi um sucesso imediato, dominando o mercado Norte Americano como o console de terceira geração (8 bits). Ele só encontrou rivalidade no Brasil e na Europa, onde o Master System da Sega conseguiu espaço no mercado. É interessante notar que o Master System tinha processamento e memória superior ao NES pelo mesmo preço e mesmo assim perdeu a disputa no mercado. Como nota especial, a versão japonesa do NES, o Famicon só foi descontinuado no Japão em outubro de 2007 por falta de peças e pela concorrência de trabalho com o Wii, que é o console de última geração da Nintendo.


No início dos anos 90 os computadores pessoais ficaram mais acessíveis e populares com o baixo preço dos processadores modernos para a época e com placas de aceleração 3D, abrindo novamente espaço os jogos para essa plataforma. Mais tarde, com o início da internet, os jogos tiveram a possibilidade de ser multi-jogador, possibilitando ser jogado na rede.


Os vídeos games com mais sucesso de vendas da quarta geração (16 bits) foram o Mega Drive da Sega (1989) e o Super Nintendo (SNES – 1991) da Nintendo. O Mega Drive começou sua campanha de marketing com a sua mascote Sonic, forçando-o a ser uma versão mais “legal” do seu concorrente da Nintendo, Mario, mas mesmo assim não venceu a Nintendo na liderança de vendas. Mais uma vez o processamento do console da Sega era superior ao da Nintendo.


Os arcades decaíram em popularidade nessa época e muitos foram descontinuados por causa da concorrência com os consoles domésticos que tinham processamento semelhante, não necessitando de fichas para jogar em casa.


A quinta geração é conhecida pela geração 32 bits, apesar de nela estar inclusa o Nintendo 64 que tinha 64 bits. É também conhecida por ser a geração 3D, já que boa parte dos seus jogos utilizava essa tecnologia. Dessa vez a Sony debutou no mercado de vídeo games com o Playstation (1994), competindo inicialmente com o Sega Saturn (1994) e depois com o Nintendo 64 (1996), mas ganhou em vendas disparadamente. Tanto o console da Sega quanto o da Sony utilizavam CDs para executar os jogos que tinham menor custo de produção e possuíam mais espaço para dados.


Os jogos para computadores pessoais ganharam mais força nessa época por serem coercivelmente mais acessíveis. Com a internet veio a popularização dos computadores pessoais. E como muitas pessoas começaram a possuir computadores em casa tornava-se desnecessária a compra de um console para jogar. Em 1997 o jogo Ultima Online alastrou o gênero MMORPG (Massive multiplayer online RPG – Jogo de RPG de muitos jogadores na rede), difundindo os jogos online como um todo.


Então veio a sexta geração, de 128 bits, tornando o Playstation 2 (2000) da Sony o console mais vendido na história dos vídeos games. Seus rivais foram o Sega Dreamcast (lançado em 1999 e descontinuado em 2001), o Nintendo Game Cube (2001) e o primeiro console da Microsoft, o Xbox (2001). Nessa mesma época, os computadores pessoais já possuíam capacidade de processamento suficientes para emularem jogos de 8 bits e 16 bits, incentivando os produtores de jogos a refazerem sucessos da terceira e quarta geração para a sexta geração. Foi na sexta geração também foi possível a conexão para internet, permitindo o jogo na rede. Essa geração não foi lançada no Brasil, sendo que sua compra era possível apenas por importadoras.


Até que por fim os consoles de da sétima geração surgirem em 2006, com o Microsoft Xbox 360, Playstation 3 e o Nintendo Wii, sendo que o último revolucionou os jogos eletrônico com o seu controle sensível a movimentos. O Xbox 360 também desenvolveu um sistema que permite a um jogador, sem a utilização de nenhum equipamento, controle um jogo: o Kinect. Este equipamento faz com o que o jogador utilize ele mesmo como o controle do jogo, fazendo com que ele interaja diretamente com as ações do personagem e o ambiente do jogo.


Hoje estamos vivendo o início da oitava geração, que se iniciou no fim de 2013 com o lançamento do Playstation 4 e Xbox One. As principais melhorias desta geração estão na capacidade de processamento e poder de resolução gráfica, principalmente com imagens em 3D.


Os jogos para computadores pessoais acompanharam a evolução dos consoles, com jogos sendo lançados para ambas as plataformas. Porém como estava sendo exigido mais processamento das máquinas, o computador foi perdendo a popularidade como estação para jogos, pois consoles domésticos custavam menos do que uma atualização do hardware. Em contrapartida, o aumento da banda de tráfego de dados na internet permitiu e incentivou a produção e distribuição de jogos caseiros feitos em Flash ou Java, abrindo um novo mercado para jogadores casuais, inclusive nos dispositivos móveis que popularizaram-se de 2012 em diante.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page